Como fazer Redação
A hora da redação do ENEM 2023 é um dos momentos mais temidos pelos candidatos, mas não precisa ser assim.
O título da redação do Enem é opcional, mas saber como defender ideias é fundamental. Escrever um texto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) capaz de ganhar nota 1000 é um grande desafio; na última edição, em 2014, apenas 250 estudantes em todo o país, conseguiram esta façanha.
Dicas para escrever no ENEM
Se preparar para o teste é estar atualizado. Ver as notícias, ler jornais e revistas, discutir com os colegas sobre política, economia e outras questões que estão polarizando a opinião pública é muito importante para a redação do ENEM 2023.
Lembre-se, o texto é dissertativo-argumentativo. Deixe de fora meras descrições e narrações – por mais brilhante que seja seu texto em qualquer outro estilo que fuja disso, receberá uma nota bem baixa ou mesmo ZERO.
É muito difícil para um tema interessante na semana do exame seja tema da prova. Os temas mais frequentes nas notícias em médio prazo- como a crise política e econômica, por exemplo – são mais propensos a aparecerem no assunto a ser explorado por escrito à prova.
Os temas mais comuns até aqui têm tido foco sobre o meio ambiente, nos problemas da comunidade, da sociedade e da cultura.
Uma dica importante para ganhar 1000 na redação do ENEM é treinar bastante. Selecione qualquer assunto (não esquecendo que deve ser opinativo) e escreva sobre ele.
A redação é aplicada juntamente com as provas de Português e Matemática: Você deverá reservar o tempo ideal para escrever o texto, portanto treine.
Digite o texto e espere um pouco de tempo para analisá-lo. Revise o material, corrija todas as imperfeições, altere algumas palavras que ache necessário.
Quando estiver praticando, em casa, verifique o significado de algumas palavras no dicionário. É comum dizer que o “dicionário é o pai de burros”, mas, na verdade, é o pai dos inteligentes.
Quem consulta dicionários está suscetível a usar as normas cultas da linguagem, algo fundamental para a formulação de qualquer texto sério.
Erros gramaticais devem ser evitados ao máximo na prova.
Um outro erro muito comum no ENEM o é o radicalismo que deve ser evitado. Você pode ser ambiental sem ser “eco chato”, por exemplo.
Cuidado para não escrever de forma complicada demais. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.
Citações da sabedoria convencional (provérbios) ou autores conhecidos são uma boa dica para o teste de redação do ENEM, mas você precisa verificar a adequação. Nas edições anteriores, muitos estudantes abusaram das citações, mas se esqueceram de contextualizá-los.
Coloquialismos e gírias não são adequados para um texto formal, a não ser que os materiais verso exatamente sobre o assunto – o empobrecimento da linguagem na vida cotidiana.
Lembrando que é possível descobrir quem tem direito a isenção ENEM 2023.
O que zera a redação do Enem?
Fugir do tema; Fugir da proposta dissertativa-opinativa; escrever apenas sete linhas ou menos; palavras de baixo calão, desenhos ou libertinagem; desenvolver os temas com os abusos dos direitos humanos (racismo, sexismo, homofobia ou xenofobia); e, claro, deixando a folha em branco.
Agora que você já sabe como realizar a redação, realize a inscrição Enem 2023!
Leia também: Dicas para tirar uma boa nota no exame de conclusão do ensino médio.